Quase 100 mil pessoas vão receber o Auxílio Estadual, que será pago de uma vez
O governador do Amazonas, Wilson Lima, disse nesta quinta-feira (6) que vai conceder 300 reais de assistência às famílias atingidas por enchentes no estado. Cerca de 100 mil pessoas devem receber esse benefício.
De acordo com Lima, o pagamento será feito Sexta-Feira (07) por meio de um cartão de assistência, que será distribuído nas cidades do interior onde foi decidida uma situação de emergência a partir desta sexta-feira (7). As primeira pessoas a receberem esse pagamento serão os moradores de Anamã, que fica a 160 quilômetros de Manaus.
Com esse cartão, o beneficiário pode comprar alimentos em instituições previamente cadastradas pelo governo. Não há necessidade de ir a uma agência bancária.
Segundo o governador, o estado deve ter a maior enchente dos últimos 100 anos, e deve atingir seu pico na final de maio.
Segundo a Organização de Defesa Civil, 42 cidades do Amazonas foram afetadas por enchentes, e 25 delas declararam estado de emergência.
Como será feito o CADASTRAMENTO DAS FAMÍLIAS?
O cadastro da família será feito pelo meio do App do SASI, com parceria entre o estado e órgãos de defesa civil.
A equipe vai até as casas afetadas por enchentes para cadastrar os dados das famílias no aplicativo.
Após o registro, o beneficiário imediatamente receberá um cartão de assistência ao status de inundação. Após a verificação das informações, as famílias já poderão utilizar esses valores de R$300 Reais.