Home / Notícias / Começa nesta Segunda-Feira 27/12/2021 os pagamentos do auxílio-gás em Manaus

Começa nesta Segunda-Feira 27/12/2021 os pagamentos do auxílio-gás em Manaus

O governo começa a pagar pela assistência ao gás natural nesta segunda-feira0 27/12/2021

Mais de 108 mil famílias serão atendidas neste mês; renda de 52 reais

O governo federal vai começar a pagar pelo auxílio gás natural na segunda-feira (27).

De acordo com o executivo, 108.368 domicílios atendidos pelo Auxílio Brasil receberão o primeiro benefício, que visa reduzir o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento das famílias de baixa renda.

Cada família receberá 52 reais, o que equivale a 50% do preço médio dos cilindros de 13 kg.

Porém, o preço dos benefícios pode ser atualizado pela Administração Nacional do Petróleo (ANP), que o publicará em seu site até o 10º dia útil do mês, sendo que o valor médio dos seis meses anteriores refere-se ao preço nacional do cilindro em seu site.

Neste mês, por conta das chuvas nos estados da Bahia e Minas Gerais, o governo optou por ajudar pessoas que vivem em 100 cidades a declararem estado de desastre.

A partir de janeiro, o governo deve fornecer assistência de gás natural a todas as 5,58 milhões de famílias elegíveis para esse benefício.

Aqueles que não estavam segurados em dezembro receberão auxílio financeiro retroativamente a partir de 18 de janeiro.

Agenda de pagamentos Para pagar os benefícios, o governo vai considerar o cronograma regular de pagamentos do Auxílio Brasil. Cada família receberá ajuda por meio do Número de Identificação Social (NIS), cedido pela Caixa Econômica Federal para identificar as pessoas cadastradas no programa social do governo.

O auxílio-gasolina será pago a cada dois meses, pelo período de cinco anos, e destina-se à participação na implantação do programa social Cadastro Único (CadÚnico).

A renda familiar mensal per capita é menor ou igual a meio salário mínimo , ou pode haver  ou que tenham entre seus integrantes pessoa que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

De acordo com o governo, para implementar a assistência ao gás natural, principalmente nos primeiros 90 dias, eles darão prioridade ao pagamento dos benefícios, pela ordem: familiares de beneficiários da assistência brasileira com menor renda per capita e maior número.